Roda Viva
Santiago de Chile, 2024
Através das palavras nomeamos e interpretamos situações, através delas o desconhecido torna-se tangível, o inefável imaginável. O que pode acontecer no encontro entre palavras e a materialidade do mundo? Como os significados das palavras podem ser afetados pelos verbos e qualidades associados aos materiais?
RODA VIVA é uma obra interativa do coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco, em colaboração com João Gonçalo Lopes e o designer de luz Tomás Ribas inspirada na poética espacial da coreógrafa portuguesa Claudia Dias e o impacto da experiência vivida em sua infância de ver Guernica, obra-manifesto célebre do pintor espanhol Pablo Picasso contra a guerra e a injustiça.
Em um momento em que o mundo parece repetir em diversas formas o vivido em Guernica, faz-se mais ainda pertinente a discussão e reflexão ética das bases que nos unem neste mundo em precipício. Como posicionar a arte como um ponto de vista crítico no mundo, ou melhor, como convidar as pessoas a tomarem consciência ativa das questões prementes do momento através de um dispositivo performativo que mistura nomeação e representação? Entre o testemunho e a exposição, escrutínio e o espetáculo, o voyeurismo e o acontecimento, que palavras nos orientam, constroem e aproximam?
Concepção e direção artística:
Gustavo Ciríaco
Colaboração artística:
João Gonçalo Lopes, Tomás Ribas
Artista convidada:
Cláudia Dias
Cenografia:
João Gonçalo Lopes
Iluminação:
Tomás Ribas
Administração:
Missanga Antunes
Direção de produção:
Jorge Figueiredo
Realização:
Efémera Colecção
Residências de criação:
Devir/CAPA (Faro), Residências Artísticas Pico do Refúgio (Rabo de Peixe), Novo Negócio/ZDB(Lisboa), NAVE (Santiago)
Apoio à pesquisa:
THIRD - Academy of Dance and Theatre - Amsterdam University of the Arts
Apoio:
República Portuguesa - Cultura - DGARTES - Direção Geral das Artes