Máquina das Derivas
Braga, Portugal 2024


PT

A Máquina das Derivas é uma intervenção/instigação urbana que nasceu no contexto do Movimento Desejar e da Braga 25. Partindo da pergunta de como o desejo existe e transforma a cidade,  a máquina convida a semear essa pulsão que nos move, percorrendo as ruas e praças no seu encalçe e respigando os seus frutos e promessas.

Instalada na praça do mercado municipal de Braga, a máquina esteve a recolher as histórias e os estados de alma, a coleccionar passos e pensamentos, sugerindo formas de caminhar, de olhar, de reparar e de agir. Através de jogos que pretendem baralhar os nossos hábitos e aprendizagens, propôs-se uma forma de redescobrir da cidade que já se pensava conhecer.

Nos primeiros dias reunimos com grupos e associações de pessoas que tendem a não ser tidas em conta no desenho e vivência da cidade, propondo-lhes que experimentassem a máquina e conversássemos sobre as suas experiências.

O proprósito dos jogos é gerar bilhetes para estas caminhadas na cidade. Cada bilhete é carimbado e depois gerado através de métodos de aleatoriedade divididos por quatro estações e parâmetros:

1- número de bilhete, 2- em qual dos sentidos do corpo se focará a atenção, 3- que sentimento se busca nesse caminho, 4- qual a direcção de partida.

Porque a máquina não é só contaminadora mas também colectora, depois da sua deriva cada pessoa deverá deixar uma pequena bola rosa com o número do bilhete no local que o afectou e trazer de volta o bilhete com a decrição da sua experiência juntando-a à colecção.

O conjunto dos relatos das experiências fala-nos de uma cidade múltipla, subjectiva e que se transfigura constantemente pela experiência individual e íntima, num diálogo fluído com a cidade construída e desenhada.


EN

The Máquina das Derivas is an urban intervention/provocation that emerged in the context of Desejar - Movimento de Artes e Lugares Comuns and Braga 25. Starting from the question of how desire exists and transforms the city, the machine invites us to sow this impulse that moves us, roaming the streets and squares in pursuit of it and gleaning its fruits and promises.

Installed in Braga's municipal market square, the machine collected stories and moods, gathering steps and thoughts, suggesting ways of walking, looking, noticing, and acting. Through games designed to shake up our habits and learning, it offered a way to rediscover a city we thought we already knew.

In the first days, we met with groups and associations of people who tend to be overlooked in the design and experience of the city, inviting them to try out the machine and talk to us about their experiences.

The purpose of the games is to generate tickets for these walks in the city. Each ticket is stamped and then generated using random methods divided into four seasons and parameters:
1- ticket number, 2- which sense of the body will be the focus of attention, 3- what feeling is sought on this path, 4- which direction to start from.

Because the machine is not only contaminating but also collecting, after its drift each person should leave a small pink sticker with the ticket number in the place that affected them and bring back the ticket with a description of their experience, adding it to the collection.

The collection of accounts of experiences tells us of a multifaceted, subjective city that is constantly transformed by individual and intimate experiences, in a fluid dialogue with the city that has been built and designed.




Créditos:

Conceito, concepção e construção:  João Gonçalo Lopes, Diogo Monteiro, Luísa Capalbo

Apoio à produção e mediação: Simone Almeida, Ana Bragança

Esquemas gráficos: Diogo Monteiro

Encomenda: Desejar - Movimento de artes e lugares comuns, Braga 25

Apoio: Cãmara Municipal de Braga

Fotografia: Joana Jorge, João Gonçalo Lopes, Diogo Monteiro







© 2017  |  João Gonçalo Lopes  |   lopgon@gmail.com   |  ︎ @joaogoncalolopes