Guião
Marinha Grande, 2024


A convite da Casa da Cultura - Teatro Stephens da Marinha Grande, estivémos em contacto com os espaços das antigas e novas fábricas do vidro, com as comunidades de vidreiros e ex-vidreiros e com os seus objectos e ferramentas de trabalho, para reflectir sobre este legado e os seus futuros.

O caminho e a escuta revelou uma cidade que nasceu do vidro e onde ele continua a ser lugar colectivo de pertença, de debate, de questões e de afectividades muito para além da mera produção.

A partir dos contactos e reflexões iniciais decidimos então organizar três encontros no centro de formação CENCAL da Marinha Grande, junto dos fornos onde o vidro se mantém quente e se molda, com um grupo de pessoas que estiveram e estão envolvidas de diferentes maneiras no processo de produção do vidro.

Ali se desenvolveram conversas à volta de uma grande mesa preenchida por comida e por objectos e ferramentas encontrados em fábricas abandonadas e que estão associados ao corpo e aos gestos desse fazer.










Na mesa estiveram também 6 cartazes. Cada um deles começou com uma palavra diferente escrita ao centro, sobre a qual discutimos e conversámos, registando à sua volta as ideias e as perguntas que foram surgindo, como um mapa.

MANUAL, CORPO, DESOBEDIÊNCIA, FIM, HISTÓRIAS, COLECTIVO

As palavras procuram pôr em evidência e questionar dimensões diferentes da indústria do vidro manual. Cada palavra colocada e considerada a partir desse lugar do fazer, do manusear e do saborear, pensando que, tal como o vidro, ela se vai moldando e transformando enquanto atravessa o passado, o presente e o futuro.

Estas palavras - as perguntas, as histórias e os léxicos que elas convocam - serão depois colocadas em Mupis da cidade e partilhadas enquanto territórios de pensamento. Para que, este estado de questionamento e herança partilhada possa ser alargado e fazer parte de uma construção colectiva a muitas mais mãos.











Créditos:


Concepção:
João Gonçalo Lopes e Márcia Lança

Promotor:
Casa da Cultura - Teatro Stephens da Marinha Grande

Produção Executiva:
Andreia Sousa

Fotografia:
Mariana Figueiredo, João Gonçalo Lopes, Márcia Lança

Participantes:
Vânia Colaço, Joana Silva, Carlos Franco, António Pedro, Etelvina Rosa, Aires Rodrigues, Fernando Colaço, Olinda Colaço, José Rosa, Dorinda Silva, António Esteves, António Bispo, Alfredo Poeiras, Rita Barata, Almiro Morgado, Nelson Figueiredo, Arlindo Francisco, Nelson Couto, José Nascimento.

Agradecimentos:
Carlos Veríssimo, Ana Carvalho, Sebastião Mota, Miguel Afonso, Jorge Custódio, Julio Folia, Adriano Mesquita, Mário Macatrão, Francisco Ribeiro, Catarina Morgado, José Medeiros, Fernando Esperança.







© 2017  |  João Gonçalo Lopes  |   lopgon@gmail.com   |  ︎ @joaogoncalolopes