Dentro da Cabeça
Minho, Portugal 2025
Destinado a famílias com crianças com mais de 3 anos, Dentro da Cabeça é um espetáculo que convida a explorar, através da dança, o complexo universo da cabeça, das emoções, dos sentidos e da imaginação. Uma viagem de dois personagens pelo espaço interior da cabeça e por tudo o que ele contêm de insondável.
A cenografia fez parte integrante do processo de criação. A exploração sobre o que o espectáculo podería ser, veio então acompanhada da pergunta sobre que espaço podería este criar ou ocupar.
Nesse processo aquilo que podería ser construído perfomáticamente, ou seja sugerído pelos protagonistas e pelo movimento no espaço, foi ganhando uma maior força do que qualquer peça que pudesse ser construída materialmente. Abria-se assim também esta criação à imaginação de todos os espectadores presentes.
O dispositivo cénico/espacial torna-se então uma forma de propôr uma relação de cumplicidade entre espectadores e protagonistas sobre os mundos que se estão ali a co-criar. Reduzindo ao máximo os elementos construtívos ficou um chão. Este chão organiza as pessoas à sua volta rodeando-se primeiro ao mesmo nível com almofadas do mesmo tecido e numa segunda fila com cadeiras. permitindo fechar e conter o espaço (como uma taça). A sua textura de pêlo começa por ser lisa (penteada) e vai sendo alterada ao longo do espectáculo pelo movimento dos performers mudando de expressão e textura.
Sendo a peça uma viagem pelo interior da cabeça, a passagem do tempo e a sequência dos espaços é também acentuada pela mudança da luz ambiente, que é absorvida pelo tampete mudando de cor e de tom.
Créditos:
Direção: Márcia Lança
Criação e perfomance: Leonor Mendes e Vi Lattaque
Performance no LU.CA:Leonor Mendes e Lucas Damiani
Apoio à dramaturgia: Inês Gonçalves
Acompanhamento desenhado: Dagô R.
Cenografia: João Gonçalo Lopes
Desenho de luz: Ana Luísa Novais e Naiana Padial (criação), Leticia Skrycky (acompanhamento e mentoria), Gabriela Claveria (escrita sobre o projeto lumínico), matéria leve (colaboração)
Criação musical: Ana Madureira e Vahan Kerovpyan
Preparação de corpo: Vanessa Garcia
Audiodescrição: Sara Anjo
Consultoria de audiodescrição: Inês Gonçalves
Publicação: Dagô R. e Márcia Lança
Residências de criação: PISCINA, Estúdios Victor Córdon, Forum Dança e O Rumo do Fumo
Direção de produção: Andrei Bessa
Coprodução LU.CA - Teatro Luís de Camões e Comédias do Minho
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa e Polo Cultural Gaivotas
Produção: VAGAR