
Dentro da Cabeça
Minho, 2025
PT
Destinado a famílias com crianças com mais de 3 anos, Dentro da Cabeça é um espetáculo que convida a explorar, através da dança, o complexo universo da cabeça, das emoções, dos sentidos e da imaginação. Uma viagem de dois personagens pelo espaço interior da cabeça e por tudo o que ele contêm de insondável.
A cenografia pretendeu subtrair elementos materiais e dar destaque ao espaço invisível sugerído pelos protagonistas e pelo movimento no espaço. Os mundos que se sucedem ao longo da peça tornam-se produto de uma co-construção da imaginação, numa cumplicidade próxima entre performers e espectadores.
O dispositivo cénico centrado na peça de um tapete de pêlo oval de 7x4 metros, é uma tentativa de reduzir ao máximo os referenciais construtívos, condensando em si as sugestões de sentidos, espaços e transformações no tempo. A sua textura de pêlo começa no início do espectáculo por ser lisa (penteada) e vai sendo alterada ao longo do tempo pelo movimento dos performers mudando de expressão e textura. A passagem do tempo e a sequência dos espaços que compõem a viagem ao interior da cabeça é também acentuada pela mudança da luz. Com os focos direccionados ao tapete este vai mudando de cor e tom criando um espectro diverso de atmosferas e espacialidades ao longo de toda a peça.
A delimitação do chão é também uma forma de construir a relação com/entre as pessoas à sua volta. Rodeando-se primeiro ao seu nível com almofadas do mesmo tecido e numa segunda fila com cadeiras. Esta segunda linha mais alta permite fechar e conter o espaço de forma intimista (como uma taça).
EN
Aimed at families with children over the age of 3, Dentro da Cabeça is a show that invites you to explore, through dance, the complex universe of the head, emotions, senses and imagination. A journey of two characters through the inner space of the head and all that it contains that is unattainable.
The set design sought to remove material elements and highlight the invisible space suggested by the protagonists and their movement. The different worlds that unfold throughout the play become the product of a co-construction of the imagination, in a close complicity between performers and spectators.
The scenic device centred on the play, a 7x4 metre oval fur rug, condenses within itself the suggestions of senses, spaces and transformations in time. Its fur texture starts out smooth (combed) at the beginning of the show and is altered over time by the movement of the performers, changing its expression and texture. The passage of time and the sequence of spaces that make up the journey into the mind are also accentuated by the changing light. With the spotlights directed at the rug, it changes colour and tone, creating a diverse spectrum of atmospheres and spatialities throughout the piece.
The delimitation of the floor is also a way of building a relationship with/between the people around it. First surrounding it at its level with cushions made of the same fabric and then with chairs in a second row. This second, higher row allows the space to be closed and contained in an intimate way (like a bowl).
Créditos:
Direção: Márcia Lança
Criação e perfomance: Leonor Mendes e Vi Lattaque
Performance no LU.CA:Leonor Mendes e Lucas Damiani
Apoio à dramaturgia: Inês Gonçalves
Acompanhamento desenhado: Dagô R.
Cenografia: João Gonçalo Lopes
Desenho de luz: Ana Luísa Novais e Naiana Padial (criação), Leticia Skrycky (acompanhamento e mentoria), Gabriela Claveria (escrita sobre o projeto lumínico), matéria leve (colaboração)
Criação musical: Ana Madureira e Vahan Kerovpyan
Preparação de corpo: Vanessa Garcia
Audiodescrição: Sara Anjo
Consultoria de audiodescrição: Inês Gonçalves
Publicação: Dagô R. e Márcia Lança
Residências de criação: PISCINA, Estúdios Victor Córdon, Forum Dança e O Rumo do Fumo
Direção de produção: Andrei Bessa
Coprodução LU.CA - Teatro Luís de Camões e Comédias do Minho
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa e Polo Cultural Gaivotas
Produção: VAGAR